Você quer se sentir bem com a sua aparência e isso inclui a saúde do seu peso, pele, cabelo e unhas.
Para alcançar os resultados, você não se concentra apenas no seu corpo, mas também na sua saúde mental. Isto porque a beleza vem literalmente de dentro.
A nutrição, em particular, desempenha um papel fundamental na sua aparência. Quem come de forma consciente e presta atenção à qualidade dos alimentos que consome já deu o primeiro passo. No entanto, a sua atitude positiva sobre a vida e a sua própria auto-apreciação também tem uma enorme influência no seu corpo, alma e bem-estar geral. Relaxe de vez em quando, e aproveite a vida!
O estresse e as exigências excessivas da vida quotidiana podem nos fazer adoecer física e mentalmente. Com a Ayurveda, a ciência indiana da "vida longa", você foca a sua atenção no equilíbrio interior e, portanto, lhe dá uma base importante para uma vida saudável.
O homem consiste em corpo e alma, e esta é a base da arte curativa de 5.000 anos da Ayurveda. Se não vivermos em harmonia com a natureza e o nosso ser interior, ficamos doentes. A razão é que as três energias vitais, os doshas, ficam fora de equilíbrio. Com os métodos de tratamento Ayurvédico, os médicos Ayurvédicos ajudam a harmonizar novamente os doshas, e eles incluem "Vata", "Pitta" e "Kapha". O tratamento individual pode incluir yoga, meditação, medicina herbal, terapia nutricional, massagem terapêutica e aplicações de óleo.
Felizmente, não é preciso estar doente para experimentar a Ayurveda! Durante um tratamento de bem-estar ayurvédico, você vai aumentar o seu bem-estar físico e mental com tratamentos com óleo, massagens e orientações dietéticas. O efeito pode durar muito tempo. Você também aprenderá muito sobre suas necessidades mais profundas através da auto-análise profunda que a Ayurveda lhe ensina.
Talvez então você se pergunte: "Que atividades, alimentos e encontros sociais não são bons para mim?". Reconhecerá os seus fatores de estresse pessoais e tomará consciência dos sinais físicos e emocionais de excesso de tensão e esgotamento. Nesta base, integrando hábitos novos e saudáveis na sua vida diária você poderá melhorar a sua qualidade de vida rapidamente e, o que é mais importante, a longo prazo - simplesmente porque você responderá às suas necessidades mais íntimas.
Relaxe de vez em quando fazendo um tratamento de relaxamento ayurvédico. A terapia de banho de testa de Shirodhara, por exemplo, ajuda a relaxar a mente e a alma. Um jato de óleo de gergelim morno é derramado na testa do paciente durante até 45 minutos. O fluxo contínuo desencadeia impulsos calmantes sobre as células nervosas e alivia a tensão nas membranas do cérebro, nos nervos cerebrais e na coluna vertebral.
A massagem Abhyanga ("Loving Hands") também ajuda a reduzir o stress. A massagem com óleo a quatro mãos é realizada com óleos de ervas cicatrizantes, que também dissolvem as impurezas da pele em camadas profundas de tecido. A massagem Abhyanga harmoniza as três doshas, ajuda a libertar os resíduos e equilibra os estados nervosos de tensão.
A nossa pele é muito especial. Não só recebe inúmeras impressões do mundo exterior, como também revela sentimentos e humores do seu mundo interior. Se o velho ditado se aplica, a pele é o espelho da sua alma. Isto torna ainda mais importante que tomemos bem conta dela, por exemplo, através de banhos e de uma dieta saudável.
Como o maior órgão corporal, a nossa pele assume funções vitais. Protege contra o sol, frio, radiação, desidratação e sobreaquecimento. É um órgão respiratório e excretor em igual medida. Até reconhece e destrói microrganismos nocivos que penetram na sua camada exterior e muitas vezes indica o que estamos a sentir no interior. Ficamos "vermelhos de raiva" ou "pálidos de susto", suamos de medo e excitação ou ficamos arrepiados em situações emocionais. No caso de neurodermatite ou psoríase, o stress psicológico pode levar ao surto da doença ou a uma nova recaída. Mesmo a nossa idade pode ser vista na nossa pele. Ao mesmo tempo, quando a sua pele está clara e radiante, é provável que você esteja relaxado e bem descansado.
O bem-estar não precisa ser caro. Crie o seu próprio programa pessoal de bem-estar em casa. Quer se trate de pequenos rituais diários ou de um extenso dia de mimos, deixe-se inspirar pelas nossas idéias. Experimente, por exemplo, um banho de aromas com óleos essenciais.
Gostaria de desfrutar da vida no presente após um dia de trabalho estressante? Bem, então considere o seu olfacto - o mais misterioso de todos os nossos sentidos humanos. A informação recebida através do nariz chega imediatamente às partes do cérebro responsáveis pela memória e pelas emoções. E assim, o que cheiramos, ou informação olfativa, tem um efeito direto nas nossas emoções. A sua "memória olfativa" refere-se à sua memória de odores. Como resultado, um cheiro pode influenciar o nosso humor e trazer à memória experiências há muito esquecidas. As fragrâncias que trazem boas memórias influenciam positivamente o seu sistema imunológico e psiquismo.
As aplicações de aromas são particularmente adequadas para o seu programa de bem-estar em casa. São à base de óleos essenciais, as substâncias perfumadas das plantas e são obtidas a partir de flores, folhas, agulhas de pinheiros, caules, resinas, frutas, cascas de frutas, gramas tropicais, raízes e sementes.
Como funciona:
Um banho alcalino é muito relaxante e de limpeza. É também altamente recomendado para problemas de pele. Use ingredientes de desintoxicação como bicarbonato de sódio, sais de Epsom, mel e a sua escolha de óleos essenciais, incluindo eucalipto, hortelã-pimenta, limão ou óleo de gengibre.
O que você deve saber sobre banhos alcalinos?
Os cinco sentidos são - visão, audição, olfato, paladar e tato. Você está consciente dos seus sentidos diariamente? Há muitas coisas que podem beneficiar os seus sentidos, especialmente os seus olhos e ouvidos.
O sentido facial - também chamado de sentido visual - é a sua percepção sensorial mais importante. O corpo é capaz de registar até 10.000 estímulos ópticos individuais a cada segundo. O cérebro então rapidamente os resume e interpreta. Não é de admirar que muitas vezes nos sintamos visualmente superexcitados no final do dia.
Quanto à sua audição, este sentido pode ser descrito como o sentido de fundo em constante alerta. Os ouvidos não podem ser fechados e, portanto, estão sempre sintonizados para a recepção. Este órgão altamente sensível pode absorver 100.000 peças de informação por segundo; no entanto, apenas um máximo de 30 peças chegam à nossa consciência. Mesmo enquanto se sonha, estas peças de informação continuam a funcionar. Elas informam, protegem e avisam quando os seus olhos não conseguem ver.
Empalmar é uma grande técnica de relaxamento para os seus olhos.
Você vai querer dar descanso regular aos seus ouvidos.
Já experimentou as nossas dicas de relaxamento para os olhos e ouvidos? Mais três sentidos esperam por si na sua aventura de bem-estar. A seguir estão mais dicas de bem-estar para os seus sentidos de olfato, paladar e tato.
O olfato e o paladar estão intimamente ligados. Sabia que o seu nariz fornece cerca de 80% das informações do seu paladar? Ele pode perceber cerca de 10.000 cheiros diferentes. As suas papilas gustativas, cada uma com 50 a 150 células sensoriais, estão sobre a língua. Eles podem distinguir entre sabores doces, azedos, salgados e amargos.
No entanto, há uma série de fatores que podem reduzir a capacidade do seu paladar, incluindo o consumo de sabores artificiais e alimentos com sabores excessivos, tomar certos medicamentos, ter uma doença e até envelhecer em geral. A boa notícia é que o seu paladar pode ser treinado!
Uma excelente forma de intensificar o seu sentido de toque é caminhar num caminho descalço - em um caminho especialmente concebido para caminhar. Nesta viagem, você será verdadeiramente capaz de se conectar com a terra e sentir a terra sob a sola dos seus pés. Pode ser muito reconfortante e libertador andar descalço por trilhas! No Brasil, há muitas áreas de conservação, trilhas e parques que lhe dão a opção de andar descalço.
Sentir e tocar fazem parte da experiência primordial. Como os bebês ainda na barriga, nós nos familiarizamos com estes sentidos no útero - muito antes de podermos ouvir ou ver. Mais tarde, quando nos tornamos bebês e crianças, usamos os nossos sentidos para explorar o mundo. Isso nos ajuda a diferenciar se algo é redondo ou tem bordas afiadas; suave ou áspero; frio ou quente; molhado ou seco; ou duro, fofo ou flácido. Ao passarmos pela vida, aprendemos a compreender verdadeiramente o mundo e fizemos tudo isso com os sentidos como a nossa luz guia.